A mídia em nossas vidas:
Informação ou manipulação
?
"A massa mantém a marca, a marca
mantém a mídia e a mídia controla a massa"
(George Orwell)
Em 2012 o final de uma novela paralisou o
país, em um fenômeno sem precedentes, que levou até a presidente Dilma Rousseff
a adiar comício por conta do último capítulo. Com este fato não se pode ignorar
o poder que a mídia tem sobre as pessoas.
O “The Washington Post”, um dos jornais
norte-americanos mais respeitados e lidos em todo o mundo, relatou o poder de
influencia das novelas na vida dos brasileiros, em seu artigo “Brazil’s
Novelas May Affect Viewers’Lifes” (Novelas do Brasil podem afetar as vidas dos
telespectadores) . Um dos trechos do artigo diz : “No Brazil, um
país que, na média, assiste mais à televisão que qualquer outro país, exceto o
Reino Unido, novelas tem um efeito mais duradouro ao influenciar escolhas no
estilo de vida, dizem os pesquisadores. As novelas se tornaram uma parte muito
importante na sociedade brasileira”.
A população é facilmente influenciada pela mídia
principalmente quando está relacionada a novelas. Nestas, heróis nacionais são
criados – ficcionais ou não. Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de
comportamentos, beleza, moda e outros vão se alterando. Mudam os personagens, a
trama e os assuntos abordados e a sociedade vai respondendo a este estímulo
produzido. Os padrões difundidos são copiados e seguidos, porém, as pessoas não
conseguem adaptá-los a uma vida real, o que gera ansiedade, angústia e
frustração.
Assistir televisão, navegar na Internet,
falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial.
Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o
objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E
essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a
educação, tanto informal quanto formal. Podemos afirmar que a vida e a
interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. E é
neste ambiente de interação com o mundo e significação que desde pequena a
criança é colocada à frente da televisão e esta então se apresenta como parte
integrante da família por ser uma boa “babá eletrônica”. Como negar a
influência da TV, presente na quase totalidade dos domicílios brasileiros,
sobre as formações das identidades sociais ?
Quando ouvimos falar que a mídia representa
"o Quarto Poder" em uma nação, é preciso avaliar como isso é verdade
e o quanto estamos sujeitos a ela e a todas as suas variáveis. A mídia
influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir.
Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de
definir estilos, bordões e discussões sociais. A mídia dita as regras, as
tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos,
impondo padrões de beleza cada vez mais inatingíveis. E impulsiona homens e
mulheres em busca daquele corpinho que só o photoshop sabe produzir.
A produção da indústria cultural é
direcionada para o retorno de lucros tendo como base padrões de imagem cultural
preestabelecida e capazes de conquistar o interesse das massas sem trabalhar o
caráter crítico do espectador. Os adolescentes são bombardeados com
produções e marcas internacionais e as crianças estão à mercê dos desenhos
infantis. Dessa forma, seria impossível a escola, ou os pais das crianças
ignorarem os robôs que falam, as naves espaciais que a todos fascinam, a
capacidade de voar e de se transformar, de transformas coisas, a magia, o poder
e o terror trazido pelos monstros e vampiros; as lutas do bem contra o mal nos
desenhos animados, a violência mostrada nos noticiários. Alguns dos
programas de TV apresentam constantemente valores questionáveis. Essas
mensagens irão determinar como nossos filhos serão? Irão determinar sua
honestidade, solidariedade, respeito e outros valores?
Segundo Marilena Chauí : “A produção
ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes
sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais,
corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem
levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que
vivemos e as ideias”.
Contudo, além de não podermos subestimar o poder da
influência da mídia na vida das pessoas, também não podemos ignorar a
importância desta caso seja utilizada de forma mais ética e consciente. Quero
dizer que o poder que os veículos de comunicação têm para mobilizar as pessoas
é muito grande e pode ser usado para o bem ou para o mal. Campanhas de
doação de sangue, de vacinação, de incentivo à reciclagem, para economizar
água, pela paz, para ajudar pessoas, e muitas outras, quando divulgadas e
incentivadas pela mídia ganham proporções enormes e trazem resultados muito
além do esperado.
Os meios de comunicação em massa devem contribuir
para a valorização da diversidade cultural, a promoção dos direitos humanos, no
combate a todo tipo de violência, no acesso à informação, entre
outros. Esta deveria ser sua função primordial.
Referências :
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