quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Geografia crítica

 
Geografia Crítica
Um ensino crítico da Geografia, não se limita a uma renovação do conteúdo -- com a incorporação de novos temas/problemas, normalmente ligados às lutas sociais: relações de gênero, ênfase na participação do cidadão/morador e não no planejamento, compreensão das desigualdades e das exclusões, dos direitos sociais (inclusive os do consumidor), da questão ambiental e das lutas ecológicas, etc. Ela também - e principalmente - implica em valorizar determinadas atitudes -- combate aos preconceitos; ênfase na ética, no respeito aos direitos alheios e às diferenças; sociabilidade e inteligência emocional... -- e habilidades (raciocínio, aplicação/elaboração de conceitos, capacidade de observação e de crítica, etc.).
O objetivo da disciplina escolar Geografia não é reproduzir o discurso dos geógrafos especialistas e sim levar o educando a compreender o mundo em que vive, o espaço geográfico da escala local até a global. E a compreensão desse espaço passa necessariamente pelo estudo da natureza para o homem, das paisagens naturais enquanto encadeamento de elementos (clima, relevo, solos, águas, vegetação e biodiversidade), que possuem as suas dinâmicas próprias e independentes do social. E também passa, principalmente nos dias de hoje, pelo estudo da questão ambiental, que não pode prescindir da dinâmica da natureza (e suas alterações/reações frente à ação humana), e que é fundamental para se perscrutar os rumos da humanidade e de cada sociedade nacional neste novo século.
Pensando desta forma vamos elabora pequenos textos que possam fazer com que tenhamos uma visão crítica de nossa realidade.
Cada aluno individualmente irá pensar neste momento sobre seu bairro, local onde reside, onde trabalha ou mesmo onde estuda, o ambiente onde você transita, lutas ecológicas que você já participou, preconceitos sofridos ou presenciado, respeitos aos direitos do outro e as diferenças e imaginar que iremos fazer um grande protesto. Quais as maiores reivindicações que você fará?
Contrariamente aos protestos por melhorias, que elogios podem ser feitos pelas habilidades de alguém que você conhece, o que você observou de positivo onde trabalha ou estuda, no mundo em que você vive... e elabore um texto falando sobre isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário